5 dúvidas comuns para o momento de comprar tênis infantil

5 dúvidas comuns para o momento de comprar tênis infantil

Você sente dúvidas na hora de comprar um calçado infantil? Toda mãe coruja quando olha uma boa loja de calçado infantil, acaba se apaixonando por diversos modelos, porque nos pegamos imaginando: como aquele sapatinho ficará lindo nos pés do nosso filhote.

Porém, muitas dúvidas podem surgir na hora de comprar um calçado infantil: será que vai servir? Será que este calçado é confortável para meu filho? Afinal, não queremos sapatos desconfortáveis que apertem os pés dos nossos pequenos. Hoje te apresentaremos três dúvidas comuns das mamães e como saná-las. 

Dúvidas comuns ao adquirir um calçado infantil

Comprar tênis para seus filhos pode ser um desafio. Nessas horas, muitas dúvidas surgem, pois, muito além do design, cor ou aparência os calçados voltados para o público infantil precisam ser funcionais. Mas não se preocupe, apontamos questões fundamentais para garantir que você faça uma escolha correta.

1.ª  Dúvida: Qual o sapato mais adequado para cada fase da infância?

Do zero até os dois anos as crianças aprendem a caminhar e desenvolvem a motricidade com base nos reflexos. Geralmente, nos primeiros anos o bebê avança com a cabeça, depois com o corpo todo e por último com os pés, por isso durante essa fase, ele precisará de equilíbrio. 

Os primeiros sapatinhos têm o intuito de proteger os pezinhos, que possuem mais cartilagem e são muito sensíveis. Por isso, para protegê-lo corretamente, eles precisam ser leves com solas flexíveis e calços que envolvam todo o pezinho de forma suave. 

Dos dois aos sete anos as crianças começam a caminhar como adultos. Neste período elas trabalham bastante a motricidade, aumentando também a precisão na pisada. Para auxiliar nessa fase, o ideal é que haja o mínimo de interferência  entre o pé da criança e o chão, desse modo a musculatura se tornará mais resistente. Busque por tênis infantis leves e sem amortecimento, com sola plana para conferir o máximo de aderência e maleabilidade para que a criança se movimente com liberdade.

Depois dos sete anos, a melhor solução para acompanhar as necessidades dos pequenos são calçados com palmilhas de amortecimento. 

2.ª  Dúvida: Meu filho conseguirá calçar e amarrar esse tênis sozinho?

Garantir a segurança dos pequenos é fundamental, por isso na hora de escolher o calçado que eles utilizarão a primeira pergunta que você deve fazer é: meu filho conseguirá calçar e amarrar esse tênis sozinho?

Na hora da brincadeira é comum que as crianças fiquem descalças, por isso é importante que após o recreio eles saibam como colocá-lo novamente. Para facilitar essa tarefa, você pode optar por sandálias fly, modelos com fechamento em velcro, que além de mais fáceis para calçar e tirar, ajudam a promover a autonomia e a coordenação motora dos pequenos.

3.ª  Dúvida: Como saber se um calçado é confortável para a criança?

Muito além da numeração adequada, na hora de comprar um tênis infantil, é importante verificar se o sapato veste bem na criança. Para escolher o tamanho e formato ideal é preciso experimentá-lo. 

O tamanho ideal deve conseguir estabilizar a pisada, mas sem imobilizar os dedos, pois movimentá-los auxilia no crescimento. Sapatos muito apertados podem deformar os dedos e prejudicar o crescimento correto.  

Sapatos muito grandes também são prejudiciais, por mais que alguns pais pensem ser melhor comprar um calçado um pouco maior, para durar mais, já que as crianças acabam crescendo muito rápido, os riscos de quedas aumentam quando os sapatos não estão corretamente ajustados. Além disso, o sapatinho ficará desgastado, e quando finalmente chegar na numeração certa, já estará parecendo velho.

 4.ª  Dúvida: Meu filho poderá praticar atividades físicas com este calçado?

Outro aspecto importante é se perguntar: meu filho poderá praticar atividades físicas com este calçado? Os sapatos abertos podem ser perigosos, pois ao transpirar ou correr as crianças podem  sofrer acidentes tropeçando no próprio calçado. Para que o tênis infantil possa ser utilizado em um número variado de atividades físicas, é preciso considerar os seguintes critérios:

  • Flexibilidade: a criança precisa se mexer com toda a liberdade. Deve ser fácil dobrar o calçado;
  • Aderência: prefira solados em borracha antiderrapante, que têm a vantagem de não deixar marcas no piso. As solas do calçado infantil devem ter relevo para evitar o escorregamento;
  • Resistência: verifique se o tênis infantil é reforçado na biqueira e no calcanhar, já que essas partes são as que mais têm atrito com o solo.

5.ª  Dúvida: este calçado infantil deixa o pé da criança com chulé?

Quem tem uma criança em casa, ou por perto sabe que eles estão sempre cheios de energia. Correm, pulam e se movimentam bastante. Consequentemente transpiram, mas engana-se quem pensa que deixá-los sem se movimentar reduzirá o mau cheiro nos pés.

O principal responsável pelo mau cheiro nos calçados, também conhecido como chulé, não é o suor, mas sim as bactérias que se acumulam em ambientes úmidos e se proliferam por lá.  

Por isso, se o calçado não for ventilado, mesmo que a criança vá apenas para escola e não corra, poderá ter chulé. Mas calma, que dá para evitar o chulé em calçados infantis de uma forma muito simples!

Para facilitar a limpeza, na hora da compra dê preferência a materiais sintéticos. Outra dica importante é lembrar-se de que as crianças precisam de pelo menos dois pares de tênis, pois cada calçado pode ser usado por um ou dois dias consecutivos no máximo. Depois disso, você precisa limpá-lo e deixá-lo secar ao ar livre para que o tecido possa ventilar. 

Instruções de limpeza: retire a palmilha e lave-a bem, depois deixe secar no sol. O restante do calçado pode ser limpo apenas com ajuda de uma esponja úmida.

Se você busca por uma loja que forneça calçados infantis de qualidade, capazes de promover o desenvolvimento e saúde dos pés da sua criança: duráveis, flexíveis, macios e com ótimo custo benefício, vale a pena investir nos sapatos infantis da Blue Infantis. A loja ideal para mãe coruja que busca por conforto, praticidade e produtos fofos! ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.