Quais são os melhores calçados infantis para usar na escola?

Quais são os melhores calçados infantis para usar na escola?

Saber o que escolher para seu filho, na maioria das categorias, é sempre um desafio gigantesco. Vários fatores entram em ação: preços, tamanhos, vida útil, qualidade, gosto do pequeno.

Hoje vamos entrar um pouco mais no assunto de moda infantil, que mais preocupa pais e mães: escolher calçados infantis. Para falar mais especificamente, hoje trataremos de calçados infantis para usar na escola.

Este conteúdo é super importante porque vamos focar nos pezinhos dos nossos filhos, uma vez que escolher corretamente o calçado para criança influencia diretamente no desenvolvimento de seus pés.

Para saber quais são os melhores calçados infantis para usar na escola, sejam eles tênis infantil, sandálias, sapatinhos, ou o modelo que for, antes precisamos entender os requerimentos básicos para esses calçados, e é isso que vamos te explicar aqui.

Quer descobrir quais são os melhores calçados infantis para usar na escola? Então vamos ao que interessa!

Escolha o melhor tipo de material!

A idade influencia diretamente na escolha do calçado ideal para criança. Quando bebê, a principal função do sapato é aquecer os pés e proteger a pele sensível. Portanto, o material precisa oferecer proteção e conforto.

Mesmo depois que a criança aprende a andar e, principalmente se estiver indo à escola, é preciso prezar pelos sapatos feitos em materiais flexíveis, confortáveis e que possam se moldar aos seus pés. O ideal é que o material permita o livre movimento dos dedos e tornozelos.

Lembre-se: além de evitar o desconforto, é importante manter os pés das crianças livres de possíveis bolhas ou feridas ocasionadas por materiais rígidos e inadequados para a delicadeza de sua pele e rotina agitada.

Preze pela resistência!

O conforto do material é de extrema importância, mas isso não quer dizer que o material não deva ser resistente, principalmente em fases como a da escola. O ideal é optar por modelos que ofereçam material de boa qualidade e resistentes aos dias agitados na escola.

Se a criança está em fase de escolinha e deu seus primeiros passos recentemente, é indicado que a parte do calcanhar seja firme e ofereça estabilidade, para evitar que a criança vire o pé e acabe se machucando.

Já para os maiorzinhos, verifique se o material é resistente, flexível, leve e com amortecimento. Verifique sempre se a sola vai evitar que o pequeno derrape durante as brincadeiras.

Atenção na ventilação!

As funções dos calçados infantis mudam conforme a criança vai crescendo, mas muitas das necessidades são as mesmas, sendo a ventilação uma delas.

Os pequenos transpiram muito, por isso é importante considerar modelos mais arejados. Caso contrário, o suor pode causar fungos e mau cheiro (o famoso chulé, que não é uma exclusividade dos corpos adultos).

Hoje existem inúmeros modelos de calçados infantis que apresentam alguns furinhos para circulação de ar.

Além disso, para os dias mais quentes, o mercado oferece diversas opções em sandálias e chinelos com tiras que são presas no calcanhar, trazendo segurança ao andar.

Também é muito importante que os calçados sejam ventilados após o uso e sempre sejam guardados limpos.

Uma dica de limpeza é deixar um punhado de bicarbonato de sódio dentro dos calçados durante 24 horas, retirando-o com um pano úmido depois desse período. O hábito ajuda a manter os itens limpos e livres de fungos.

Preste atenção ao tamanho do calçado!

Os pais e mães percebem logo cedo que os pezinhos dos filhos crescem na velocidade da luz, o que os faz comprar calçados sempre em tamanhos maiores. No entanto, essa prática merece atenção.

Um sapato muito maior pode causar desequilíbrio e quedas que podem machucar os pequenos. Já o tamanho adequado estará apertado em pouquíssimo tempo, ocasionando a má-formação dos pés. Então, a dica é saber como comprar um número maior.

O ideal é optar por um número maior, analisando se o calçado não sai do pé enquanto a criança caminha. Verifique também se há pelo menos 1 cm de espaço entre a ponta do dedo e a do calçado. Você pode aproveitar o dia de passeio com seu filho e ir com ele provar calçados. Peça para que ele experimente, sempre usando a própria meia.

Lembre-se: conforto e segurança podem e devem andar lado a lado. Calçados duros ou de qualidade duvidosa podem causar problemas ortopédicos e até traumatizar a criança.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado na missão de escolher um calçado ou tênis infantil para a fase escolar de seu filho!

Se você tem dificuldades na hora de encontrar o calçado ideal para seu pequeno, comente aqui quais as suas principais dificuldades e vamos abrir essa conversa e trocar experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.