Qual é a idade ideal para deixar seu filho se vestir sozinho?

Qual é a idade ideal para deixar seu filho se vestir sozinho?

A fase de incentivo ao seu filho se vestir sozinho é uma etapa fundamental no amadurecimento das crianças, pois permite demonstrar independência e autonomia. Entre os 3 e os 5 anos de idade, a maioria das crianças já começa a tentar se vestir e a se despir por conta própria. E aos 5 ou 6 anos de idade, elas já conseguem fazer isso sozinhas.

Nós, enquanto adultos, precisamos entender que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado. É recomendável que os pais incentivem a criança, principalmente quando perceberem que a criança tem a intenção de começar a se despir. Mas essa não é uma tarefa que ela deva fazer sozinha.

Nos primeiros dias, a criança precisará de ajuda, mas, com o passar dos dias, precisará cada vez menos. A prática permitirá que a criança domine a habilidade, mas evite apressá-la para que ela não fique frustrada caso não consiga. Sempre que ela conseguir, é indicado parabenizá-la, pois isso irá motivá-la para que continue aprendendo.

Quando seu filho se vestir sozinho, ganhará autonomia e se sentirá mais confiante e satisfeito consigo mesmo. Isso irá ajudá-lo a se desenvolver melhor na escola e em outras atividades.

Existem crianças que aprendem a se vestir sem ajuda por volta dos dois anos de idade, já outras aprendem apenas aos quatro. Em ambos os casos, não há motivo para preocupação, pois cada criança tem seu próprio tempo e ritmo de aprendizado.

Vale lembrar que, as crianças, em geral, têm muito mais facilidade para aprender a se despir do que se vestir, também é mais fácil vestir as roupas da parte de baixo do que as da parte de cima.

Como e quando ensinar a criança a se vestir sozinha?

Quanto antes iniciar, melhor. Observe, pelo seu comportamento, quando a criança quer começar a se vestir. Ela deve começar a tentar por volta dos dois anos de idade, pois é com essa idade que as crianças iniciam o processo de desejo por maior independência.

Paciência é um fator importantíssimo nesses momentos! É muito importante que os pais não pressionem o pequeno a ir mais rápido. É preciso começar pouco a pouco, e sempre com tempo disponível.

Além disso, não esqueça: parabenizar é uma motivação para os pequenos e um incentivo para que se superem!

Comece pelo mais fácil

Como citamos acima, as roupas da moda infantil da parte de cima são mais difíceis para as crianças vestirem, então indicamos que tente começar com meias e roupas íntimas, deixando a parte de cima por último.

Quando a criança aprender a vestir uma peça corretamente, passe para a próxima. Outra dica é optar sempre por vestir itens de moda infantil que sejam simples e com fechos fáceis, para que a tarefa não seja tão complicada para a criança.

Dicas gerais para ajudar o seu filho se vestir sozinho

Estabeleça uma rotina e o mesmo horário todos os dias para as atividades e, também, para a troca de roupa. Dessa forma, as crianças podem associar o que devem fazer a cada momento.

Uma vez que ensine seu filho a se vestir sozinho, a responsabilidade deve continuar sendo dele. Se seu filho colocar as meias em um dia e os pais as colocarem no outro, ele não vai aprender quem é que deve colocá-las.

É preciso ter paciência e organização, pois, a princípio, a criança pode demorar para se vestir. Portanto, o ideal é calcular o tempo necessário e organizar isso em uma rotina, para que os pais não precisem vestir a criança por pressa.

Também é aconselhável deixar o pequeno escolher uma peça para motivá-lo e fazer com que se sinta mais independente. O processo pode ser através de conversas e com sugestões suas, mas é importante que ele entenda que a escolha é dele.

Por fim, usar músicas e jogos é uma boa maneira de fazer a criança aprender a se vestir sem ajuda enquanto se diverte. Também é possível ensinar ao se vestir na frente da criança. Como ela está em uma fase de imitação, terá facilidade para copiar enquanto o processo é explicado para que ela tente segui-lo.

Esperamos que nossas dicas tenham contribuído na missão da independência de seu pequeno. Caso esteja à procura de ofertas em moda infantil, visite o site da Blue Infantis e confira nossas novidades para seu filho ou sua filha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.